Contador de Visitas

Seguidores

Razão e sentimento

Razão e sentimento
Minha foto
Uma menina-mulher sonharadora convicta, pore´m de uma racionalidade necessária.

.

.
terça-feira, 16 de junho de 2009


Certa vez li um texto e Rubem Braga que falava sobre “Despedida” nele o autor defendia que o melhor era uma despedida como num baile de carnaval em que um dos amantes adere a um outro cordão e o que fica, procura-o por alguns instantes e volta a divertir-se.
Ao ler isso, fui contra, ate porque tive pena do amante que perdia seus instantes procurando o outro. Pensei que aquele que se vai foi quem decidiu, soberano, ir-se e o que ficou, precisou adaptar-se ao novo, provavelmente sofreu – mesmo que por instantes ou mais – a perda de algo que era bom ou que ele acreditara que era bom.
A partir de então fui refletir sobre os fins de relacionamentos – seja lá qual tipo de relacionamento for. Fui teorizar sobre qual forma seria menos dolorosa para ambos dizer adeus.
Aquele que quer ir também tem sua parcela de sofrimento. Não quer magoar ao que fica. Pensa um pouco no outro, pensa mais em si. Resolve da melhor forma para ele próprio.
Aquele que fica procura nos atos e omissões seu erro. Tenta justificar o injustificável. Nem sempre há uma explicação, ou talvez haja, mas seria doloroso demais ouvi-la. Ouvi-la não resolveria a dor, não ensinaria, além do mais a explicação é, em suma, única: “não gosto mais de você”, “nosso relacionamento se desgastou” ou ainda “é que apareceu alguém em minha vida...que...” enfim nenhuma delas ajudaria na amenização do sofrimento.
O melhor a fazer é aceitar a ida do que se foi. Deixá-lo ir, sem mais delongas e não tentar justificar ou encher sua cabeça de "ses" que não levarão a nada. Não se gosta de quem se quer. Gosta-se, Deus sabe lá por que e pronto. Quanto ao que ficou, não se mortifique. A culpa não foi sua, ou pelo menos, não foi só sua. Esqueça. Já é tarde.
Todas as despedidas enceram uma dor inevitavel.

1 comentários:

Patty disse...

Tava com muita saudade de ler um texto seu, vinha por aqui, passeava, passeava, mas fazia um tempinho que tu não escrevia né?!
Sempre serei sua fã.
Saudade!
Beeeijo;*