Contador de Visitas

Seguidores

Razão e sentimento

Razão e sentimento
Minha foto
Uma menina-mulher sonharadora convicta, pore´m de uma racionalidade necessária.

.

.
domingo, 12 de outubro de 2008

A gente nunca sabe o porquê dos sentimentos. Eles são meio loucos, vão e vem, brincam conosco. Uns são graves, outros idiotas, mas eles existem e nos transformam. Fazem com que a gente mude, fazem com que vejamos as coisas dos mais variados ângulos. Às vezes até nos destroem e lá vamos nós outra vez para a tal reconstrução.
Quando se é pequena e caminha-se no labirinto de nossas casas, formado por milhares de bibelôs e enfeites, ouvindo a mãe dizer: “Olha o vaso, é de louça, menina. Vê se não quebra.” Você acha tudo aquilo muito bobo, não entende, não vê realmente qual a gravidade da coisa. É um vaso, se quebrar – uma vez que é quebrável – conserta-se, cola-se os pedaços. Mas não entendemos que o vasinho jamais será o mesmo. Passamos por ele e sem a menor intenção batemos a ponta do dedo na borda fazendo-o cair. A mãe havia avisado, mas foi sem querer. Mesmo sem querer, ocorreu. Ao colarmos ele fica marcado. Continuará enfeitando a sala, a mãe continuará gostando do vaso como antes, ou até mais, pois agora ele é frágil, já está colado.
Mas ele é um vasinho quebrado. Cheio de marcas. São linhas tão finas, algumas até imperceptíveis, porém são linhas. Essas marcas impedirão que a mãe mostre com orgulho o objeto. Assim é a amizade. Um vasinho de louça. É preciso cuidar dele antes que ele quebre. Não deixá-lo cair. Estando ele quebrado, lá vamos nós para tal reconstrução. Colamos os cacos com muito cuidado e com dor no coração por estar fazendo aquilo, nosso amor é o mesmo, mas as marcas estão lá e de lá não sairão.
Se me perguntassem em que isso influencia e qual a gravidade dessas marcas, eu não saberia responder. Nunca sabemos o que está no recôndito da alma. Nunca sabemos o porquê dos sentimentos, eles vão e vem, eles marcam e mudam nossa maneira de ver o mundo.

0 comentários: